domingo, novembro 30

Real Conchada 2-1 Santa Clara

Este sábado saímos derrotados do pavilhão da escola secundária D.Dinis. Infelizmente, a empresa que nos fornece os materiais audiovisuais para efectuar as gravações dos jogos, entrou em greve, e não nos é possível mostrar as imagens dos golos. Ao intervalo perdíamos por 2-0, e na segunda parte reduzimos para 2-1 com um golo do Rafa.
Neste momento não tenho muito tempo porque a malta já está lá fora à minha espera para irmos varejar a azeitona, mas aproveito para vos informar que o blog vai ficar encerrado por uns tempos para efeitos de remodelação. Se tudo correr bem, dentro de pouco tempo regressa com um novo formato e uma nova filosofia.
Um abraço!

sexta-feira, novembro 28

Segunda homenagem ao Carlitos

Palavras para quê? =)

domingo, novembro 23

Seguimos em frente!

Este sábado seguimos em frente na taça após termos vencido a equipa do Cernache nas grandes penalidades por 4-3. Chegámos ao Regibó com uma vantagem mínima de um golo, vantagem essa que o Cernache anulou durante o tempo regulamentar com uma vitória de 2-1. Ao intervalo vencíamos por 1-0, golo do João Teixeira.



Na próxima eliminatória vão constar 15 equipas, das quais apenas 7 pertencem à divisão de honra. Esperemos que este ano, ao contrário do ano passado, não seja uma equipa da 1ª a levantar o caneco, se é que me faço entender...

Um abraço, e não se esqueçam de ir buscar o cesto!

segunda-feira, novembro 17

Já temos estatísticas!

Está muito simples e visualmente pouco atraente, mas já é melhor do que nada...
Na secção dos links já podem ver algumas estatísticas do plantel senior relativamente a esta temporada. Ao longo dos jogos vou actualizando aquilo.
Agora tenho de ir passear a minha Nani que parece-me que está à mijinha para arrascar!
Até logo!

domingo, novembro 16

Santa Clara 8-2 Vila Verde

Estávamos a precisar de uma vitória assim. Já há algum tempo que os três pontos nos fugiam, e sei que o facto de marcarmos poucos golos já era um quebra-cabeças nas cabeças de algumas pessoas. Deu para levantar um pouco a moral, assim como o nosso lugar na tabela classificativa.



No entanto, há que ver esta vitória como um passo em frente na longa caminhada que é o campeonato. Este resultado deve servir como impulso para o aumento da intensidade e dedicação nos treinos, e não como bananeira cuja sombra nos faça adormecer.
O rendimento é resultado directo de um conjunto de condicionantes, das quais nem todas dependem de nós. Vamos fazer com que as que dependem nos venham ajudar!

Um abraço a todos, e coloquem um bouquet de Gerberas no cesto!
Sim, são flores... =)

sexta-feira, novembro 14

Bruscos 1-0 Santa Clara

Infelizmente, a nossa operadora de câmara esteve a trabalhar, e não pôde filmar o jogo de quarta-feira. Infeliz também foi o resultado final do desafio, onde a 24 segundos do fim do encontro vimos 1 ponto de ambas as equipas transformarem-se em 3 para a equipa da casa.
Se é verdade que neste jogo perdemos a posse de bola que tínhamos mantido nas jornadas anteriores, também é verdade que dispusémos de oportunidades que poderiam ter dado outro rumo ao resultado.
Na minha opinião, as ocasiões de golo foram repartidas pelas duas equipas, num jogo onde os guarda-redes estiveram em destaque pela positiva. Mas nos segundos finais a estrelinha sorriu à equipa do Bruscos, e a posse de bola que mantiveram durante o encontro materializou-se no golo da vitória.
Foram muitos os que se deslocaram ao pavilhão de Condeixa para ver este jogo, na sua maioria atletas de outros clubes. Como tenho a felicidade de conhecer muita gente boa que lá estava, tive a oportunidade de conhecer as mais variadas visões do jogo. Se uns gostaram do que viram e acham que as duas equipas estão a trabalhar bem e a mostrar umas luzes de um bom futsal, outros classificaram-nas como equipas muito fracas.
Claro está que, quem está na bancada joga sempre melhor do que quem está lá dentro, e um jogo que termine com um resultado de 5-4 não terá certamente o mesmo nível emotivo que um 1-0, e acredito que não seja tão divertido de assitir.
Mas mesmo sabendo isto de antemão, fico triste em ouvir estas palavras...
Tenho fé em vós, e quando é assim por tão pouco, é impossível não ter!
Um grande abraço, e coloquem uma fita para segurar os óculos no cesto!
(É que eu ando com um fio de pesca atado em cada haste para eles não caírem...)

domingo, novembro 9

Santa Clara 1-4 Cernache

Este sábado perdemos 1-4 em casa contra a equipa do Cernache. Se no encontro para a taça tivemos um saldo positivo, neste desafio o resultado foi bem diferente. Os visitantes inauguraram o marcador e levaram a vantagem mínima para o intervalo. Na segunda parte começámos por sofrer o segundo golo, reduzindo em seguida para o 1-2 com um livre de 10 metros do Rafa. Perto do final do encontro, apostámos no 5º homem, mas sem felicidade, e acabámos por sofrer mais 2 golos.



Próximo jogo: Bruscos - Santa Clara, no pavilhão de Condeixa.

domingo, novembro 2

Oliveira do Hospital 1-2 Santa Clara

Foi pela margem mínima que fomos vencer o Oliveira do Hospital. Uma deslocação complicada a um pavilhão que não nos trazia boas recordações, mas quebrámos o enguiço e voltámos com a alegria do regresso às vitórias.
Infelizmente, a pessoa que tem filmado os jogos não pôde estar presente por motivos profissionais, e como tal não tenho imagens dos golos para vos mostrar. Aproveito para lhe agradecer a paciência que tem tido nas outras jornadas, pois sabemos que é uma tarefa aborrecida, e manifestar a nossa gratidão pelo favor que tem prestado.

Sendo assim, dou-vos um relato sucinto do desafio: o jogo começou muito táctico, com uma posse de bola repartida de parte a parte, onde fomos felizes por num ressalto termos tido a oportunidade de inaugurar o marcador (Pedro Carvalho). O equilíbrio manteve-se até ao intervalo, sem grandes ocasiões para ambas as equipas. No regresso para o segundo tempo, a equipa da casa surgiu mais motivada, e a nossa equipa recuou e jogou no erro do adversário. Assim surgiu o segundo golo que veio trazer alguma tranquilidade, num lance onde o Ardidas furou a pressão adversária e isolou o Rafa, que não perdoou. Até ao final do encontro o Oliveira dispôs de uma grande penalidade (a meu ver, inexistente), dando oportunidade ao Carlitos de brilhar. Perdemos algum controlo do jogo, mas ainda assim criámos algumas situações de golo. No entanto, foi com naturalidade que a pressão adversária deu frutos e fixou o resultado final em 2-1.

Para a nossa malta, queria deixar um desabafo:
Vejo muitas semelhanças entre o jogo contra o CRIA e este jogo. Acredito que a nossa equipa joga muito como se costuma dizer "à Benfica". Precisamos de sofrer um golo para que a nossa entrega ao jogo seja máxima, e quando começamos por estar na frente do marcador, acabamos por ceder o domínio do jogo.
De todos os meus anos de futsal/futebol, considero de facto que o primeiro golo de um jogo é o golo mais importante. Mas apenas o é porque mexe muito com a mentalidade dos jogadores. No futsal, uma diferença de um golo de nada serve. De dois, já é bonzito, mas não chega (lembrem-se do nosso jogo com o Domus Nostra este ano). De três, é seguro, mas nem por isso impossível de se anular (lembrem-se do nosso jogo com o Domus Nostra o ano passado).
Já o ano passado, à semelhança deste ano, terminámos muitos jogos com as seguintes palavras: "Foi sofrido, mas não havia necessidade disso...". Se fossemos máquinas, tenho a certeza que o Melo nos programava as cabecinhas de forma a que acreditássemos que estávamos sempre a perder por um golo. Mas não somos... Por isso depende de nós entender o que está mal, e porque é que temos medo de assumir o jogo quando estamos na frente, já que não o temos quando estamos em desvantagem.
Temos a melhor defesa do campeonato no momento, e ao mesmo tempo o pior ataque. Uma das duas vai certamente mudar, proponho que trabalhemos estas formas de pensar para que seja a segunda.

Agora doem-me os dedos de escrever tanto, por isso vou ali ver o Zé Carlos que já deve estar quase a acabar. Para que este post não seja só texto...



Tomem lá uma foto do idoso a comer um McFlurry =)



E uma foto da Clotilde com o velhote.
...Iniesta, hein?
Embrulha e mete no cesto!