sexta-feira, outubro 31

Internacionalizated

É com muita alegria que tenho descoberto que o meu blog tem sido convidado a entrar nos browsers de muitos de vós, chegando mesmo a atingir uma dimensão internacional! (aparece nos resultados das pesquisas do google por "diclofenac")... Iniesta, hein?
Como tal, este é um post de apresentação e de boas vindas para a malta de fora, e também para a malta que cá anda a estudar em Erasmus (essas polacas...)! Com a ajuda de um tradutor arranjado na internet, agora de vez em quando posso chegar a todos com uma linguagem universal, e com a tua ajuda caro leitor, ainda me vou tornar um profissional do inglês! Para isso só preciso que Morientes...
Dear reader,
Hello, my name is José Ferreira, please don't confuse it with José Mourinho, who can't fish as well as I do. I am a sports director of the football club Santa Clara, which is located nearby Pastelaria do Miradouro, you must come and saboreate its fantastic croissant maist (with queije and faiamber), and be surprised with its friendly empregades.
Our club is one of the most antaigs clubs in Coimbra, and provides a large variety of sports, even Pombos racing, although I prefer racing after Carapaus.
But in Coimbra, we are mainly known for our futsal team. Last year we were very happy for winning the Taça and be promoted to the division of honor.
This year, I have the pleasure to introduce you to our squad:
  • 99 - Little Charles
  • 89 - Little Paul (net saver)
  • 22 - Little Brun
  • 2 - John Little Chicken
  • 3- Little Marcos
  • 4- Peter Flash Stone
  • 5- Dog With No Race
  • 6- Philip I am Sa
  • 7- Nuno Daionisio
  • 8- Little Peter HasFemaleSmell
  • 9- Sports Brand With an R
  • 10- God (Raphael HasFemaleSmell)
  • 11- Italian roles of pasta with meat
  • 12- Little John
  • 13- Richard Fourteen
  • 14- Little Paul
  • 15- John HasFemaleSmell
The managers are:
  • Michael Honey - Main manager
  • John Funny - Assistant manager
  • Louis Go - Assistant manager
And our massagaist:
  • Monique UltraSounds
Our mascote is the the grailo, which lead to our supporting cheer team "Os Grilos do Miradouro".
We have cheap beer and 3 kinds of chocolate in our bar, as well as a very good coffee with a bag of steel, the "bagaço".
Please come by, make yourself an official fan, and then pay the 12 euros fee for a whole year!
A big hug to you, and please bring my basket!

domingo, outubro 26

Santa Clara 1-2 CRI Alhadense

Este sábado perdemos com o CRI Alhadense em casa por 2 bolas a 1. Após uma primeira parte sem golos, foi o Rafa quem inaugurou o marcador, mas a equipa visitante reagiu de imediato e deu a volta ao resultado. Ainda tentámos quebrar a defesa do CRIA até ao final do encontro, mas não fomos felizes na finalização.



Olhando para o vídeo deste jogo (e dos jogos que passaram), tanto a posse de bola que temos tido, como as oportunidades que temos criado, fazem-me acreditar que esta equipa do Santa Clara tem qualidade para ainda dar que falar neste campeonato.
É-me impossível ignorar que estamos a passar por uma fase de adaptação a uma série de condicionantes adversas às do ano passado, e como tal, estou certo que dentro de pouco tempo voltaremos à rotina de vitória a que nos havíamos habituado.
Enquanto o rendimento for fruto do trabalho realizado ao longo da semana, só depende de nós faze-lo surgir.

Sem baixar os braços, vamos pegar no cesto e trazer este gosto por este desporto que tantas alegrias ainda nos tem para dar! Um abraço!


terça-feira, outubro 21

As mezinhas da Mónica

Cépticos, lesionados, ou meramente curiosos: independentemente do grupo em que o caro leitor se insira, esta é a oportunidade por que tanto esperava... a oportunidade de colocar as suas questões à nossa massagista, Mónica Barradas! Entre uma troca de fraldas e um tratamento ao Rafa, houve tempo para a Mónica supreender tudo e todos, aceitando o convite ousado do nosso jornalista.
Resta então colocar as suas questões e encomendas de ligaduras no cesto.

domingo, outubro 19

Domus Nostra 4-3 Santa Clara

Este sábado, num jogo repleto de golos, a equipa do Domus Nostra vingou-se do último encontro com o Santa Clara, provando que também sabem dar a volta a um resultado. Após nos encontrarmos a vencer por 2-0, fomos para o intervalo a perder por 3-2. Na segunda parte, um golo para cada uma das equipas não foi o suficiente para inverter o rumo do resultado, fixando-se o marcador no 4-3 para a equipa caseira. Destaque para o hat-trick do Pedrito, que já se isolou na lista de marcadores.


domingo, outubro 12

"Já sou prata da casa"

Caros leitores, é com muito agrado que retomo as minhas funções como o jornalista do clube. Foram umas férias longas, onde juntamente com o meu amigo Roxo, enriqueci a minha cultura literário-linguística em diversas acções de formação e seminários em Vale de Canas. Com o decorrer do tempo, continuarei a investir no meu curriculum, permitindo disponibilizar-vos entrevistas ao mais alto nível da comunicação social.
Hoje trago-vos uma cara conhecida do clube...



[TP]: Saudações Paulito. Este é o teu primeiro ano como sénior, sendo que já o ano passado fizeste cá toda a época. Qual o teu objectivo a nível pessoal e colectivo?
[P]: Saudações Tiago. Respondendo à tua pergunta, a nível pessoal o meu objectivo é evoluir a cada treino que passa, e ganhar experiência para encarar os jogos com mais calma. A nível colectivo quero ser campeão pelo Santa Clara.

[TP]: Consideras-te uma promessa no clube?
[P]: Não me sinto uma promessa no clube, mas tenho noção que se trabalhar poderei dar muitas alegrias ao Santa Clara.

[TP]: Sentes-te "tapado" este ano?
[P]: Não me sinto tapado, tenho noção que tanto o Carlitos como o Brunito são excelentes guarda-redes, mas não é por isso que deixo de trabalhar e de tentar ganhar o meu espaço na equipa. Posso afirmar que o Santa Clara é das equipas da divisão de honra mais bem servidas a nível de guarda-redes.

[TP]: Alguma vez te arrependeste de teres permanecido no Santa Clara?
[P]: Nunca me arrependi de ter permanecido no Santa Clara. Fiz toda a minha formação no clube, e sair enquanto o Melo conta comigo seria ingrato da minha parte. Eu só tenho a agradecer ao clube tudo o que já fez por mim, e se por acaso um dia sair do Santa Clara, este clube vai ficar sempre no meu coração. Mas como diz o Sr Zé Ferreira, já sou prata da casa ;)

[TP]: Achas-te um jogador/pessoa humilde?
[P]: Tenho noção que como jogador já fui menos humilde, pois dantes tinha aquela mentalidade de que tinha que jogar sempre. Mas agora aprendi que no banco também se aprende, e por vezes quem está no banco é quem dá força a quem está em campo. Como pessoa, quem me conhece sabe que sou humilde.

[TP]: Vi no teu blog que jogavas a ala-esquerdo quando eras iniciado. O que te fez mudar para guarda-redes?
[P]: Quem foi a impulsionadora disto tudo foi uma árbitra de Soure, que me decidiu expulsar por palavras numa final da taça. ;) Depois dessa expulsão treinei durante duas semanas à baliza, pois naquela altura só tínhamos um guarda-redes. Então apanhei-lhe o jeito, e já não saí de lá. Já nessa época tinha feito o 1º jogo do campeonato à baliza por falta de guarda-redes contra o S.João, jogo esse que ficou 0-0. Mas atenção que nessa época marquei 17 golos, por isso não foi por não ter pés que fui para a baliza.;)

[TP]: Quais os teus pontos fortes e fracos como atleta? E como pessoa?
[P]:
  • Pontos fracos como atleta: Saídas da baliza, um para um e falta de concentração.
  • Pontos fortes como atleta: Bolas altas e reposição de bola.
  • Pontos fracos como pessoa: Desmotivar rapidamente, falta de confiança em mim mesmo e falta de concentração.
  • Pontos fortes como pessoa: Conseguir motivar outra pessoa e andar sempre na brincadeira

[TP]: Quais os jogadores que colocavas no teu 5 inicial?

[P]:

  • GR- Carlitos
  • Fixo- Ardidas
  • Ala- João Teixeira
  • Ala- Luís Nuno
  • Pivot-Rafa(Deus) ;)

[TP]: Descreve os teus treinadores um a um:

[P]:
  • José Pereira: Foi o meu 1º treinador no clube, foi a pessoa que apostou em mim e pela qual eu tenho muito respeito.A nível de trabalho em campo, trabalha muito bem a nível ofensivo, mas a nível defensivo não trabalha tão bem. Neste momento sou adjunto dele no escalão de juvenis, coisa que nunca pensei que fosse vir a acontecer.
  • Ardidas e Jorge: Foram treinadores adjuntos do Zé nos iniciados. Eram aqueles que tentavam puxar por nós a nível físico. Gostei de trabalhar com eles.
  • Carlos Silva e Zé: Foram meus treinadores no 1º ano de juvenil, ano esse onde comecei a minha 1ª aventura a sério na baliza. A nível de futsal, não percebiam muito. O treino consistia em correr 10 minutos à volta do campo, e jogar à bola o resto do treino. Estes senhores poderiam não perceber muito de futsal, mas como pessoas eram fantásticas.
  • Pedro Simão e Rui: Foram os treinadores que mais me “queimaram” até hoje. Nesse ano, foram mais os jogos que joguei pelos juniores do que pelos juvenis. O treinador de guarda-redes que era o Rui, a meu ver, percebia bem mais que o Pedro Simão. A meio da época, já depois de ter sido dispensado dos juvenis e andar a ser titular nos juniores (com um guarda-redes júnior de 2º ano no plantel), o senhor Pedro Simão decidiu voltar com a palavra atrás, e pediu-me para ir jogar de novo aos juvenis, pois não tinha guarda-redes. Só fui jogar para o clube não ficar mal, e dei sempre o meu melhor. Depois deste episódio caricato, ficámos amigos. O ano passado o Rui foi campeão de iniciados com a equipa do Lordemão, ficam já aqui os meus sinceros parabéns.
  • Fernando Brito: Foi o treinador que me estendeu a mão e me deu a oportunidade de dar o salto. Posso dizer que é o meu “pai” no Futsal. Este senhor pode ter muitos defeitos, e um feitio um pouco complicado, mas no plantel dele a disciplina e espírito de grupo nunca faltava. A maneira como ele saiu do Santa Clara foi um bocado injusta, depois do esforço que ele tinha feito para ajudar o clube. Espero um dia mais tarde voltar a trabalhar com ele.
  • Fábio Brito: Foi o treinador de guarda-redes e adjunto do pai. Trabalhei durante dois anos com ele. Foi ele que me ensinou quase tudo do que eu sei, e se hoje sou o guarda-redes que sou devo muito a ele. É como um irmão para mim. Cortou relações comigo quando soube que recebi uma proposta da AAC, e que estava disposto a aceitá-la. Apesar de tudo, considero-o um grande amigo, e só lhe tenho a agradecer o guarda-redes que sou hoje.
  • Carlos Goucha: Foi adjunto do Brito e do Fernando Filipe. Nos juniores eu chamava-lhe o homem da estatística, pois era ele que a fazia.;) Desenvolveu um trabalho fantástico nos dois anos em que esteve no Santa Clara. Muito amigo dos atletas, era ele quem transmitia os nossos desagrados ao treinador. Penso que foi uma grande perda para o clube a saída dele esta época, pois pessoas como ele já não há. É um grande amigo…
  • Fernando Filipe: Treinador do ano passado dos juniores e que este ano se encontra a treinar a equipa de juvenis do S.João. É um bom treinador, com uma visão de Futsal própria. Tentou desenvolver o seu trabalho em Santa Clara, mas a maioria dos jogadores da equipa de juniores do ano passado não tinha as noções básicas de futsal, o que lhe dificultou o trabalho. Ao início foi difícil o meu relacionamento com ele, mas no fim ficámos amigos.
  • Miguel Melo: Treinador que depositou confiança em mim para encarar uma época de seniores, mesmo sendo eu júnior. Sem dúvida que é o melhor treinador que já tive, e o que mais percebe de futsal. A nível de relação com os atletas é fantástico. É um treinador muito jovem que ainda pode dar muito ao Futsal.
  • Trincão: Foi treinador de guarda-redes dos seniores. Foi ele que me ensinou a fazer uma “parede”, pois na altura nem sabia o que isso era.;) Muito perfeccionista, para ele a disciplina é fulcral. Aprendi algumas coisas com ele.
  • Pedro Oliveira (Careca): Foi treinador de guarda-redes o ano passado, e tentou desenvolver um trabalho connosco. Sem dúvida que nunca tive tão bem preparado fisicamente como estive o ano passado, tudo graças a ele.;)
  • Luís Vaz: Veio para o Santa Clara este ano para adjunto do Melo. Ainda não tenho tempo para ter uma opinião fundamentada sobre ele. Mas posso afirmar que o Miguel Melo, o João Graça e o Luís Vaz, fazem uma boa tripla no comando da equipa.
  • João Graça: Veio para o Santa Clara para adjunto do Melo e para treinador de guarda-redes. Trouxe ideias e exercícios novos. É ele que me anda a dar confiança e me anda a fazer acreditar nas minhas capacidades como guarda-redes. É um treinador que está sempre a tentar motivar os guarda-redes. Se continuar a fazer o trabalho que anda a desenvolver os guarda-redes sem dúvida que irão evoluir.

[TP]: Achas que as camadas jovens têm tanto apoio como os seniores?

[P]: Penso que as camadas jovens do clube não têm tanto apoio como os seniores, a meu ver as camadas jovens são o futuro do clube, e para isso têm que ter treinadores minimamente competentes, que saibam encaminhar os miúdos - coisa que nos últimos anos em Santa Clara não tenho visto. Concordo quando dizem que os seniores são a cara do clube, mas então o futuro do clube é o quê? Uma dúzia de miúdos que andam a dar um chutos numa bola sem que ninguém os encaminhe? Penso que isto não pode ser assim, e toda a gente sabe que um atleta com boa formação tem muito mais hipóteses de vingar quando chega a sénior. Há jogadores que chegam aos seniores sem sequer saber fazer uma paralela, uma sobreposição etc… Eu sempre fui um grande defensor das camadas jovens, daí dar sempre um espacinho no meu blog para falar dos jogos dos vários escalões de formação. Acho que estes também merecem, e o Santa Clara não se limita só à equipa de seniores. É estranho quando há jogos das camadas jovens, e nem um director assiste ao jogo. Esta é somente a minha opinião, podem dizer que estou completamente errado no que disse, mas é o que tenho visto no clube.


[TP]: Obrigado Paulito, e para terminar, vou pedir-te que faças mais um dos teus ícones expressivos que tanto me dá gosto ver.
[P]: De nada Tiago. Um abraço a todos os leitores deste espaço, e olha... Leva o meu cesto que faço anos amanhã ;)

Santa Clara 2-1 Cernache

Foi pela margem mínima que alcançámos a vitória na primeira mão da 1ª eliminatória da taça da AFC. Os golos surgiram apenas na 2ª parte, por intermédio do Rafael Teixeira, e de um auto-golo da equipa visitante.



O Paulito já me informou que lhe falta apenas responder a uma ou duas perguntas da entrevista, por isso a publicação deve estar para breve.
Próximo desafio: Domus Nostra, em Portomar.

O pessoal estava a pensar em mandar fazer uns cachecóis do Santa Clara. No entanto, para podermos dar seguimento à iniciativa, precisamos de saber até que ponto haverá um número plausível de interessados na sua aquisição. Só em tom de sondagem, se estiverem interessados, coloquem qualquer coisa no cesto aí em baixo.

terça-feira, outubro 7

Santa Clara 3-1 Prodeco

Na inauguração do pavilhão da Palheira como a nossa nova casa, conquistámos os primeiros três pontos do nosso campeonato. Ao intervalo, vencíamos por 2-0, golos do Marquinhos e do Pedrito.



Se na primeira parte a Prodeco se revelou como um rival à altura, a determinação com que voltou do intervalo trouxe-nos muitas dificuldades nas saídas de pressão. Após reduzirem para o 2-1, o jogo tornou-se mais emotivo e menos pensado de parte a parte, resultando em períodos de um futsal, na minha opinião, pouco bonito. Foi num livre de 10 metros que o Marquinhos marcou o terceiro golo, trazendo a tranquilidade que precisávamos.
No final, aguardava-se uma manifestação dos vizinhos à porta do pavilhão, que já há muito tempo que inquietam a alma do nosso novo amigo, o responsável pela monitorização dos alugueres no pavilhão. Felizmente, não estavam em casa para ouvir o chinfrim, e decidiram antes ir passar o serão a casa da irmã do Roxo, aquela que o Dinis diz que tem a mão firme.
Para esta época estou a pensar fazer algures por aqui (no blog), uma tabela simples para registar o número de jogos dos jogadores, golos, assistencias, etc. Enquanto não estiver feita, vou apontando na minha sebenta, por isso fica descansado Ardidas, que ninguém se esquece das tuas duas assistências!
Para terminar, a pedido de uma família (esta), o Santa Clara decidiu que no período entre as 20h as 22h das próximas duas 3as feiras, irá dar início aos primeiros castings de entrada no GTM - Grupo de Teatro do Miradouro. Os nossos atletas, aliados à equipa de recursos humanos dos Morangos Com Açúcar, vão avaliar a vocação dos diversos candidatos para a 5ª arte, e se tudo correr bem, seleccionar alguns reforços para a equipa senior de futsal. Este processo irá ser financiado pela Câmara Municipal de Coimbra, que agradece a promoção deste tipo de iniciativas.
Agora, vou ter de parar de escrever e voltar ao segundo 26 do video acima...
Que passe, meu Rafa.... Que passe...
Um abraço, e que o Melo traga tudo menos aquele exercicio das 6 balizas no cesto!