quinta-feira, março 27

"No futsal existe tecto nos campos"

E cá estou eu de volta para finalmente vos disponibilizar a entrevista do Dinis. Após semanas repletas de impaciência, o rapaz conseguiu arranjar a 13ª embraiagem do mini, e arranjar um tempinho para nos responder às perguntas. Esperemos que seja desta...




[TP]: Dionísio, se tivesses que escolher entre...
  • Um kit de tuning para o teu mini
  • Marcar 5 golos por jogo até ao final do campeonato
  • Todas as modelos da Victoria's Secret
...porque é que escolhias o kit de tuning?

[D]: Ahah, olá Tiago. Antes de mais peço imensa desculpa por este atraso que se deveu apenas a mim. Quanto à resposta, obviamente que a minha opção não seria essa, mas sim, marcar 5 golos por jogo até ao final do campeonato, até porque isso quase que garantia a nossa vitória nos restantes jogos e a respectiva e tão desejada subida, e porque o meu mini está exactamente como eu sempre ambicionei ter. A 3º opção não se justifica até porque este coração já tem dono e tendo em conta que tenho um mini, todas elas (modelos) poderiam ser minhas.

[TP]: Porque é que aderiste ao projecto dos iniciados?
[D]: Principalmente porque me sinto bem no meio dos miúdos, e porque sempre quis saber qual era a sensação de estar do outro lado, poder vê-los evoluir como jogadores mas principalmente como pessoas, pois para mim este 2º aspecto é o mais importante.

[TP]: Treinador de miúdos um futuro?
[D]: Embora esteja a gostar bastante desta experiência é algo que dificilmente se vai voltar a repetir, pois aderi a este projecto a convite do Pedro, e se ele abandonar eu provavelmente sairei com ele, mas o futuro é incerto e como tal não sei se um dia voltarei a treinar miúdos. Volto a referir que está a ser uma experiência fantástica com miúdos espectaculares e nunca irei esquecer.

[TP]: Para ti quais são as tuas principais características como jogador?
[D]: Esta é uma pergunta bastante difícil pois quando estou a jogar não perco muito tempo a olhar para mim. Acho que as minhas principais qualidades (se é que as há) são: sou um jogador relativamente rápido, com um bom domínio de bola e com uma boa visão de jogo. Defeitos são muitos e neste momento não tenho tempo para os enumerar embora talvez o pior deles seja o facto de não ser muito rematador. Mas deixo esta parte dos defeitos para ser comentada pelos leitores do blog.

[TP]: Ambições no futsal?
[D]: Podemos começar pela principal que é subir de divisão ao serviço do Santa Clara, que para mim foi o clube que melhor me tratou e onde possivelmente acabará o futsal para mim. Como seria de esperar, e tendo em conta os pés que tenho, não prolongarei por muitos mais anos esta carreira. Poderia dizer também que meter uma cueca ao jornalista (com o moura a assistir) era uma ambição, mas já o fiz, portanto vou tentar fazer ao nosso capitão, e a ambição será conseguir não ser virado.

[TP]: O que te levou a mudar do fut11 para o futsal? e porquê o Santa Clara?
[D]: A principal razão foi o facto de no futsal existir tecto nos campos, fazendo com que a chuva não caia sobre mim. É obvio que mudar de terra para um piso que não aleija tanto também ajudou, mas a verdadeira razão foi experimentar um futebol que talvez se adeqúe mais à minha maneira de jogar. Escolhi o Santa Clara tendo em conta a localização pois na altura desconhecia as equipas de futsal da zona de Coimbra e porque me foram dadas boas informações desta equipa.

[TP]: 5 ideal com quem já jogaste?
[D]: O meu 5 ideal vai ser baseado apenas em jogadores do santa clara, pois esta foi a minha única equipa de futsal. Na baliza o Carlitos (depois de vomitar), o nosso capitão (o coração da equipa) e Tiago Teixeira. Obviamente e sem querer ser convencido iria incluir o meu nome neste 5 deixando um lugar vago para qualquer um dos jogadores que faz ou fez parte desta grande equipa que é o santa clara.

[TP]: Qual ou quais os jogadores mais te surpreenderam a jogar futsal no santa clara?
[D]: Todos os jogadores em algum momento me surpreenderam. Obviamente que jogadores como o Luís Santos que teve uma evolução espantosa na época anterior, como o Tiago Teixeira que trouxe bastante para o clube e como o Bruno Santos (Ardidas) que sempre mostrou uma grande dedicação e um grande espírito de sacrifício por este clube, estão no topo da minha lista.

[TP]: Se fosses o treinador dos seniores, o que mudavas e o que mantinhas?
[D]: Se fosse treinador dos seniores não iria efectuar praticamente nenhuma mudança pois concordo e apoio o trabalho que tem vindo a ser feito pelo Miguel. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, o Miguel é um bom treinador e melhor pessoa, que comete erros e que toma decisões acertadas como qualquer um. Obviamente que existem escolhas que eu por vezes discordo, mas estar na posição de treinador é isso mesmo, e esse é um dos principais aspectos que esta experiência como treinador dos “putos” me trouxe.

[TP]: Santa Clara uma família para ti?
[D]: Sim, fiz grandes amigos em santa clara, alguns recentes outros desde o ano em que entrei. É com esta família que passo muitas horas da semana considerando-os bastante importantes para mim.

[TP]: Obrigado pelo teu tempo Dinis, e que esses 5 golos apareçam agora para nos dar o jeitinho :) Um abraço!

sábado, março 22

Lagonense 5-1 Santa Clara

Antes que me atirem mais pedras por ainda não ter disponibilizado o vídeo dos golos do último jogo, aqui está ele:



Pronto. Agora podemos falar com mais calma?

Os ânimos andam em alta nesta recta final do campeonato, o que é uma coisa boa porque traz mais emoção a este desporto no qual gastamos tantas horas da nossa vida. O problema é que, de cabeça quente, dizem-se coisas sem pensar ou interpretam-se mal as palavras dos outros. Eu tenho tanta coisa para dizer, e para tanta gente, que vou utilizar aquelas bolinhas na barra ali acima para categorizar tudo...

  • Então comecemos pela demora da colocação do vídeo no blog: Algures nos comentários do post anterior, fui desmascarado. A verdade é que tenho levado os louros por alguns dos posts que aqui são colocados, mas eu só crio o conteúdo... Na verdade, quem o formata e trata da parte "informática" da coisa, é um dos atletas do clube, o meu Pedrinho. Acontece que o Pedrinho esteve de férias e só regressou hoje, mas assim que falei com ele, ele veio aqui dar-me uma ajudinha para esclarecer todos os desclarecidos. E sim, tal como disse anteriormente, sempre que possa vou colocar aqui os vídeos dos golos dos jogos, não sejam chatos... Eu para ser muito sincero, tenho mais vontade de rever os golos sofridos do que os nossos golos! É que quanto mais cedo descobrirmos as nossas fraquezas, mais cedo podemos aprender com os nossos erros... E o Dinis que o diga! Passou a semana toda a ouvir que se farta por não conseguir fazer uma barreira...
  • Quanto aos comentários no blog, e a política de permitir tudo o que os visitantes queiram escrever: Se o leitor estiver neste mundo dos blogs já há algum tempo, então sabe que existem dois tipos de blogs: Aqueles onde o autor selecciona quais os comentários que são aceites, e aqueles onde todos dizem o que querem, transformando o blog num habitat por excelência para os que não gostam de se identificar. Se por um lado, a primeira hipótese surge como um filtro de educação e bom senso passível de ser utilizado por mim, por outro lado surge também como um obstáculo à liberdade de expressão que eu valorizo muito no meu blog. Pesando as duas coisas, opto por continuar assim, até porque traz o bónus de me trazer umas boas gargalhadas com os comentários do anónimo. Esse gajo não se decide pá! Ora apoia o clube, ora deita-o abaixo! Escolhe um lado, rapaz! Se continuas assim, ainda vais acabar à porrada contigo mesmo! E já agora: A Clotilde mandou dizer que, além de não existir nenhum "a" entre "Vai-te" e a outra palavra feia que vem a seguir, o aumento de sílabas métricas vem destruir a rima por completo. Ela lá sabe do que fala, quem tirou o curso não fui eu...
  • Quanto às atitudes irreflectidas dos nossos atletas: Deixam-me muito triste. Quem conhece a filosofia deste clube, sabe que acima de procurarmos formar atletas, procuramos formar pessoas, e a educação e saber estar no desporto é algo que prezamos muito. Apenas a título de exemplo, ainda há um mês castigámos um miúdo dos iniciados porque deu um pontapé numa porta após ter sido expulso. No entanto, como deve entender caro leitor, as acções disciplinares tomadas sobre os nossos atletas pela direcção ou equipa técnica, são tomadas a nível interno, e o facto de não serem publicitadas no exterior, não significa que sejam inexistentes. Se o acontecimento a que se referem nos comentários de facto ocorreu, então o clube lamenta o sucedido, e deixa um pedido de desculpas e a promessa de que faremos os possíveis para que não se volte a repetir.
  • Quanto às intervenções dos membros do Lordemão, faço minhas as palavras do Pedro: Paulo e Jorge, não se preocupem, pois nem durante um segundo acreditámos que as palavras que nos foram dirigidas tivessem sido obra vossa. Tendo nós tantos amigos em Lordemão, e sabendo que desse clube só podemos esperar a humildade típica de boas pessoas que nunca teriam este tipo de atitudes, o pseudo-comentário passou completamente ao lado! Um grande abraço a todos daí, e que ambas as equipas subam sem terem de se defrontar! :)
  • Quanto às palavras amigas do Gustavo: Obrigado rapaz! Um grande abraço de volta dos 6 que referiste, e boa sorte amanhã em Viseu!


Pronto, já estou farto de escrever... Vou só fazer um comentário ao jogo de sábado que acabei por não referir: Um desastre! Tal como no ano passado, sofremos uma derrota muito pesada, e os últimos golos sofridos mostram já a cabeça perdida com que ficámos. O Lagonense soube colocar-se em vantagem e geri-la muito bem, mostrando-se uma equipa completamente diferente da que recebemos na primeira volta. Seguindo em frente, nada está perdido, e tal como disse atrás, aprendemos com os erros, e certamente não cometeremos os mesmos no próximo jogo. Temos mais duas semanas para continuar o trabalho e o momento de vacilar terminou aqui. Agora é o tudo ou nada. Para a vitória!!!

Santa Clara! Santa Clara! Santa Clara!

segunda-feira, março 3

Santa Clara 5-4 Domus Nostra

Depois do jogo deste sábado decidi encomendar uma placa para colocar na porta do pavilhão. Uma daquelas que têm um fiozinho atado a dois buracos e a uma ventosa, tipo as do comércio tradicional... Estão a ver? Aquelas que informam os clientes se o empregado saiu para ir fumar um cigarro ou se só não lhe apeteceu entrar à hora certa depois do almoço. A questão é que nesta placa decidi alterar o texto de "Volto já" para "Impróprio para cardíacos"!



No jogo contra um dos candidatos directos à subida, vimos as coisas muito mal paradas... Estivemos a perder por 0-3, e só sobre o cair do pano no intervalo é que reduzimos para 1-3 (João Teixeira). Na segunda parte, para delírio dos Grilos - que encheram uma boa casa - conseguimos dar a volta ao resultado e chegámos aos 5-3, vantagem essa reduzida pelos visitantes pouco antes do final do encontro para 5-4. Fomos felizes na arbitragem, cujos erros de julgamento talvez tenham surgido mais a nosso proveito, embora a meu ver, não tenham influenciado directamente o resultado.

O Domus Nostra tem muito boa equipa, e nos jogos que faltam ainda podem perfeitamente atingir a subida! Para todos os candidatos restam encontros onde não é permitido perder pontos, avizinhando-se uma recta final que promete emoções ao rubro!

Agora temos de trabalhar para preparar a deslocação a Mira para defrontar o Lagonense, onde sofremos uma derrota pesada o ano passado.

Para melhorar a disposição dos visitantes do blog que andam por aí chateados com os nossos atletas, e como grande fã d'Os incorrigíveis' que sou, resolvi fazer uma transcrição em tom de plágio das graçolas proferidas pelo convidado da última sexta-feira:

  • Tenho um amigo vegetariano que é das melhores pessoas que conheço alface da Terra.
  • O ângulo de inclinação de uma escada é uma questão degraus.
  • Os presos quando vão à praia, vão em caução de banho?
  • Eu não acredito que os alcoólicos existem, mas que os A, A.
  • Desconfio que a pescadinha de rabo na boca tem mau hálito.
  • Os alimentos apreendidos pela ASAE vão para a cadeia alimentar?
  • Não me importo de não conseguir dormir, desde que seja devido a uma insónia Araújo.
  • Um amigo meu gosta tanto de Israel que a Tel Aviv.
  • Eu, por mim, comia Cameron todos os Diaz.
Um abraço pessoal, não se esqueçam do cesto, e vamos todos ao trabalho!