terça-feira, novembro 27

"Sinto-me muito bem onde estou"


[TP]: De volta ao meu espaço de entrevistas, vim por este meio apresentar a minha selecção de questões a ti, Rafael Teixeira. "Rafa" para os amigos e "Nosso Senhor" para os crentes. Diz-me: porque achas que te chamam Deus?
[RT]: Sinceramente, não faço ideia... talvez tenha sido obra do Ardidas e do Filipe Sousa, pelo menos foi o que ouvi dizer. Um dia cheguei ao Santa Clara e toda a gente me chamava isso. Devo confessar que não gosto muito que me chamem isso, mas levo na brincadeira porque no fundo é disso que se trata.
[TP]: És o Leonel de Santa Clara, ou o Leonel é que é o Rafa de Cernache? Ou és uma mistura de Leonel e de Sousa8?
[RT]: Acho que nem uma nem a outra. Penso que isso seria comparar pessoas e jogadores com características muito diferentes. Nem entendo muito bem o propósito da pergunta... Talvez se deva ao facto de todos termos em comum uma característica: a confiança em nós próprios. Eu considero isso uma coisa muito boa porque acho que a confiança deve começar por nós para que os restantes elementos da equipa também possam confiar em nós. E penso que é assim que se constrói uma equipa, é necessário que todos os elementos confiem em si próprios e também nos restantes elementos do plantel.
[TP]: É verdade que o treinador do S.João e do Cernache já te fizeram convites para jogar nas respectivas equipas?
[RT]: É verdade que já fui convidado para integrar no plantel do S.João, mas na altura em que o treinador era o João Moura. No presente plantel abriu-se a possibilidade de treinar à experiência no S.João a época passada, mas como o convite não me foi dirigido pelo treinador, mas sim por alguém que falou com ele, eu decidi que não seria a melhor opção. Quanto ao Cernache, o que sucedeu foi receber um convite para integrar a equipa B (na altura orientada pelo Miguel Melo) com a possibilidade de ingressar futuramente no plantel A, mas também optei por outra via que me pareceu mais recompensante.
[TP]: Se tivesses uma proposta do Cernache em Dezembro, ias?
[RT]: É sempre bom receber propostas de clubes porque é sinal que existe alguém nesse clube que pensa que eu poderia ser útil à equipa, mas não iria. O Cernache é um grande clube e está numa divisão onde nunca joguei e que gostaria de jogar, mas nunca abandonei um clube em Dezembro e não seria agora que o faria. Sinto-me muito bem onde estou e temos grandes planos para o futuro e é nisso que me quero concentrar para já.
[TP]: Porquê jogar no Santa Clara?
[RT]: Pelo simples facto de ser o clube do coração, onde sou muito bem tratado, onde já tive muitas alegrias e onde todos acreditam no meu valor... Isso para mim vale mais do que dinheiro...
[TP]: O que acreditas que podes aprender em Santa Clara?
[RT]: Espero ainda aprender muito como jogador. Evoluir a nível táctico e técnico, e ganhar maturidade e experiência. Em suma, espero crescer ainda mais como jogador e como pessoa.
[TP]: Que defeitos pensas ter como jogador? e como pessoa?
[RT]: Defeitos como jogador devo ter muitos, caso contrario jogaria numa divisão superior... mas acho que o meu maior defeito enquanto jogador é ser muito exigente com os meus colegas. Espero sempre que eles estejam no seu melhor e quando isso não se verifica sou um pouco duro com eles. Mas eu acho que eles me compreendem e que sabem lidar comigo. Enquanto pessoa acho que não tenho assim tantos defeitos, senão não teria tantos amigos e tantas pessoas que gostam de mim. Mas talvez seja muito convencido nalgumas situações e o facto de ser muito ciumento... penso que são esses os meus maiores defeitos como pessoa.
[TP]: O que achas que se passa nas segundas partes dos jogos?
[RT]: Acho que nas segundas partes dos jogos a equipa demonstra ainda algum nervosismo e falta de experiência. Temos uma equipa com muito valor, mas que ainda é muito jovem e por vezes isso tem o seu peso num campeonato distrital. A equipa tem muita pressa em chegar ao golo e denota alguns momentos em que falha a concentração, mas estou confiante de que vamos superar estes obstáculos e que vamos melhorar cada vez mais...
[TP]: Achas que o Moura seria um bom reforço para a equipa?
[RT]: O Moura seria um bom reforço em qualquer equipa em que estivesse... teria era de encarar o seu trabalho como atleta e (especialmente) o trabalho dos colegas de equipa de um modo mais sério, começando talvez por ir ao maior número de treinos possível...
[TP]: O que se poderia melhorar nos treinos (treinador e colegas)?
[RT]: Quanto aos meus colegas, talvez o começarem a compreender que têm que aplicar nos jogos aquilo que treinamos (eles sabem ao que me refiro). Quanto ao treinador, não sei porque nunca estive nessa posição, mas estou certo de que não deve ser assim tão fácil e que ele estará sempre a dar o seu melhor.
[TP]: Quantos golos esta época?
[RT]: Não sei. O meu objectivo inicial eram 50. Ainda estou muito longe, mas vou tentar na mesma, ainda que numa época pós-lesão seja algo complicado... No mínimo quero marcar 13 para fazer um favor ao Moura (jogador do Cernache).
[TP]: Melhor 5 com que já jogaste?
[RT]: Bruno Serra (gr), Tiago Teixeira, Francisco Leal e Bruno Santos (partido do pressuposto de que eu também jogaria, senão incluiria ainda o Filipe Sousa).
[TP]: Jogador de futsal preferido?
[RT]: Tiago Teixeira.
[TP]: Qual foi o sentimento de jogar com o teu irmão? Ouves os conselhos dele em relação ao futsal?
[RT]: Jogar com o meu irmão foi muito bom, ainda que tenha sido poucas vezes pois infelizmente lesionei-me e depois ele teve de abandonar o Santa Clara... Mas como é óbvio adorei e tive muito orgulho. Tentei e tento sempre ouvi-lo e aprender o máximo com ele pois estou certo de que só me trará vantagens. E ele tenta-me sempre ajudar a perceber cada vez melhor o futsal...
[TP]: Para quando um "tens razão" numa discussão com o teu primo sobre futsal? e sobre engenharia civil?
[RT]: Talvez mais cedo do que ele imagina... Também depende muito daquilo que ele diz... Sobre Engenharia Civil... Acho que nunca falámos disso...
[TP]: Obrigado Rafa, um abraço e que tu te abençoes!

5 Cestos:

Anonymous Anónimo said...

O que é isto?! Estamos a falar do mesmo Rafael Teixeira que eu conheço?!

Gostei da entrevista, surpreendeu-me pela positiva!

Abraço!

27/11/07 18:52  
Anonymous Anónimo said...

Meu Deus...este rapazinho está um homem!
Com tanta pergunta "estranha",domina e sai a jogar...

Boa postura...

Abraço

28/11/07 10:52  
Anonymous Anónimo said...

Postura formidável. No entanto, gosto muito mais do Rafa "arrogante/convencido" do que do Rafa "a sério/verdadeiro". Com esta entrevista mostraste aquilo que és, uma boa pessoa e isso deixa-me triste =|

A aposta fica de pé! Ainda te faltam 12 golos. =)

28/11/07 15:18  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns amigo... belas respostas ;).
Abraço com saudades do B-Club

29/11/07 14:08  
Anonymous Anónimo said...

Sempre fui fã!!

29/11/07 16:32  

Enviar um comentário

<< Home