segunda-feira, fevereiro 25

"Hoje percebo o jogo de forma bem diferente"


[TP]: Comparsa João, como estás? Peço desculpa pelo atraso desta entrevista, mas a minha vida profissional anda um pouco atarefada. Começo já com a questão principal: Como é que aturas Deus?
[JT]: Olá Tiago. Quanto a Deus, todos sabem o quão especial ele é... daí a alcunha!!! Por vezes não é fácil aceitar o que diz, o que faz ou até mesmo o que pensa. Mas é Deus! Tem sempre razão! E quando assim é, para nosso bem, devemos subjugar-nos à força divina!

[TP]: O que se passou na primeira passagem pelo Santa Clara para saíres a meio do campeonato com a equipa nos lugares de subida?
[JT]: Eu fui forçado a abandonar a equipa em função do trabalho que desempenhava na altura. No início da época trabalhava durante o dia, mas a partir de Janeiro dessa época, com a passagem para part-time, fui obrigado a trabalhar à noite, ficando impedido de treinar. Ainda me foi proposto continuar, indo aos treinos que pudesse e continuar a jogar, mas por respeito aos meus colegas, não o fiz. Era injusto para eles e isso não admitiria.

[TP]: Como descreves a tua passagem pelo S.João?
[JT]: Em poucas palavras, bastante positiva. Tive a oportunidade de trabalhar com pessoas de qualidade indiscutível nesta modalidade, o que me permitiu evoluir bastante enquanto jogador. Acima de tudo, pude perceber que Futsal é muito mais do que ter bons pés e saber o que fazer com a bola. A nível táctico aprendi bastante, porque trabalhei aspectos que até então desconhecia ou não dava importância. Apesar de não ter jogado o que desejava no S.João, não sinto que tenha sido tempo perdido. Antes pelo contrário. Sempre trabalhei para um dia poder ser visto como um jogador importante no plantel. Essa é a minha forma de estar.

[TP]: Quais as principais diferenças que encontraste ao passar de uma 3ª nacional para a 1ª distrital?
[JT]: A grande diferença prende-se, a meu ver, com a vertente táctica do jogo. No distrital a grande maioria das equipas são muito pouco rigorosas nesta componente do jogo. Na 3ª divisão tive oportunidade de ver que isso era já muito bem explorado. O jogo quando pensado dá muitos resultados. Para além disso, considero que a grande diferença se prende com a emotividade dos jogos do distrital. Já não me lembrava de como era um jogo assim! Muita intensidade, tensão e nervos à flor da pele! Neste capítulo, atribuo a culpa aos (fracos) árbitros que apitam nesta divisão. Eles são, por vezes, os grandes culpados pela fraca qualidade dos jogos.

[TP]: O que falta neste plantel para conseguir ser mais regular?
[JT]: Vejo neste plantel qualidade suficiente para jogar numa divisão que não a 1ª distrital. Isso diz muita coisa, mas não é tudo e pode não chegar. Acima de tudo, acho que teremos de ser mais unidos enquanto equipa. Temos de sentir que somos muito próximos uns dos outros e que estamos dispostos a tudo dentro de campo pelos colegas. Relativamente ao jogo, acho só que poderíamos ser mais calculistas e pensá-lo um pouco mais de forma a sermos mais objectivos.

[TP]: Quais são as tuas principais virtudes? E defeitos?
[JT]: São tão poucas as virtudes que nem sei se terei alguma! Acho que principalmente a minha maneira de encarar a vida: com alegria. Essa sim, será talvez a grande virtude. Obrigado aos que me ajudam a viver a vida desta forma.
O principal defeito é não saber perder… e não conseguir dizer a Deus que ele não tem razão!

[TP]: A nível de treinos, o que achas dos do Santa Clara em comparação com os do S.João?
[JT]: São diferentes, como é óbvio. Posso afirmar que a grande diferença se prende com a componente táctica, que no S.João é muito trabalhada. No Santa Clara, essa vertente do treino não é tão explorada, mas isso também tem muito que ver com o campeonato que o clube disputa. Para além disso, uma outra diferença é a metodologia utilizada pelos treinadores em causa. O Arlindo usa uma abordagem muito mais teórica para trabalhar os aspectos que considera fundamentais no jogo, enquanto que o Melo tenta estar mais próximo dos jogadores, não fazendo tanto uso desse quadro teórico. O Melo sabe muito bem explorar a vertente humana dos seus jogadores, e isso, a meu ver, pode vir a ser determinante.

[TP]: O que o Santa Clara teria que mudar para ter a estrutura de uma equipa de nacional?
[JT]: Infelizmente… dinheiro. Actualmente, essa componente traz muitos benefícios às equipas. É possível investir em condições de trabalho, jogadores, equipa técnica, de forma a melhorar a qualidade do trabalho que se desenvolve. Relativamente ao Santa Clara, que não dispõe dessa capacidade financeira dos clubes da 3ª divisão, creio que primeiramente, terá que haver uma mudança de mentalidade. É preciso que se dê ao futsal a importância devida, como em tempos foi dada. Não é preciso lembrar que este clube já jogou nos nacionais, e que nessa altura, a estrutura era bem diferente do que é agora. Quem geria o clube via certamente no futsal um trunfo que potenciava a actividade do clube.

[TP]: Achas que o Santa Clara evoluiu nos últimos anos que estiveste fora? E tu?
[JT]: Sim. A nível de trabalho, houve indiscutivelmente uma evolução bastante positiva. Parece-me que agora o Santa Clara tem muito melhores opções do que o que tinha quando abandonei o clube há 4 anos atrás, e creio que muita dessa evolução se deve ao Melo. Nos últimos anos, passaram muitos treinadores pelo clube, e isso não foi benéfico. Com a chegada do Melo e com a sua vontade de levar o clube para os lugares que merece, o grupo parece ter adquirido algo que já não existia há algum tempo: sentimento de pertença e perseverança.
Relativamente a mim, nos últimos anos tive a oportunidade, como todos sabem, de trabalhar com pessoas (jogadores e treinadores) dotadas de muita qualidade e, aliando isso à vontade que tinha (e continuarei a ter) de aprender, permitiu-me evoluir quer como jogador, quer como pessoa. Hoje, percebo o jogo de forma bem diferente do que o que percebia há uns anos atrás, tendo sido a experiência no nacional de futsal determinante.

[TP]: Quais são os 10 princípios básicos da defesa do consumidor da União Europeia?

[JT]: Boa pergunta… para a qual não tenho resposta! Poderei falar-te do comportamento do consumidor, que relativamente a isso até tenho formação… Aliás, todos temos. Todos somos consumidores… Todos sabemos como nos comportamos, só não sabemos porque é que nos comportamos de determinada maneira. Se quiseres, explico-te todas as componentes que influenciam o comportamento do consumidor… agora sobre a defesa do consumidor… esquece!

[TP]: Não te preocupes João, porque como bom jornalista que sou, o trabalho de pesquisa é algo que me é intrínseco. Assim, posso responder por ti a essa pergunta sem qualquer tipo de interesse:

1. Compre o que quiser, onde quiser
2. Se não funciona, devolva.
3. Procure elevadas normas de segurança para géneros alimentícios e outros bens de consumo
4. Saiba o que come
5. Os contratos devem ser justos para os consumidores
6. Por vezes, os consumidores podem mudar de opinião
7. Facilitar a comparação do preço
8. Os consumidores não devem ser induzidos em erro
9. Protecção durante as férias
10. Vias de reparação eficazes em caso de litígios transfonteiriços

[TP]: Obrigado por teres vindo João. E se quiseres, aproveita e deixa já umas perguntinhas para o próximo entrevistado: O nosso número 7, Nuno Dinis!


22 Cestos:

Blogger xiça!penico said...

Gostei muito da entrevista especialmente pelo facto de o Teixeira ter respondido a duas perguntas minhas.
Agora aqui estao as minhas perguntas ao Dinis:

Com essa "pala", como tens na foto, és parente do capitão Gancho?

Qual destas as melhores definições de CIO?

-Conhecimento de diferentes técnicas de Investigação Operacional (IO). Capacidade de formular problemas reais e de os resolver utilizando a técnica de IO adequada.

-Complementos de Investigaçao Operacional é introduzir a metodologia, conceitos e técnicas de solução utilizados na abordagem de problemas do âmbito da Optimização Combinatória.

O que achas da percentagem de mulheres do Departamento de Mecânica e compara com a percentagem de mulheres q está presente nos jogos do Santa Clara.

Manda um bitaite(1 palavra) sobre estas personalidades e indica com a qual te identificas mais:
-Deus na Terra
-Jesus Cristo na Terra
-Formiga Branca
-Mahatma Gandhi
-Fidel Castro
-Avô Cantigas
-José Socrates
-Badaró

26/2/08 00:17  
Anonymous Anónimo said...

Baliza não porquê??

26/2/08 00:25  
Anonymous Anónimo said...

porque é que só jogas quando te andam a moer a semana oda??

26/2/08 00:26  
Anonymous Anónimo said...

Porque é que aderiste ao projecto dos iniciados? Quais os teus planos para o futuro com os miúdos?

26/2/08 10:40  
Anonymous Anónimo said...

Para ti, quais são as qualidades e defeitos dos teus treinadores?

26/2/08 10:42  
Anonymous Anónimo said...

5 ideal com quem já jogaste?

26/2/08 10:43  
Anonymous Anónimo said...

Quem te ensinou aquela cueca?

26/2/08 10:45  
Anonymous Anónimo said...

Se tivesses que escolher entre...

-Um kit de tuning para o teu mini
-Marcar 5 golos por jogo até ao final do campeonato
-Todas as modelos da Victoria's Secret

...porque é que escolhias o kit de tuning?

26/2/08 10:47  
Anonymous Anónimo said...

Pk teimas em fazer sempre mais uma finta em vez de chutares logo á baliza?

26/2/08 17:54  
Anonymous Anónimo said...

O que mudavas nos treinos de modo a conseguir melhores resultados/exibições nos jogos?
Qual ou quais jogadores mais te surpreenderam a jogar futsal no santa clara?

26/2/08 17:57  
Anonymous Anónimo said...

Pensas sair da sombra do Pedro na proxima epoca e assumires tu o comando de um dos escaloes de formaçao?

26/2/08 17:59  
Anonymous Anónimo said...

dinis ainda pensas algum dia vir a ser um jogador regular no 5 inicial do (MELO) Santa Clara?

...dificil nao é?

26/2/08 19:53  
Anonymous Anónimo said...

Para ti quais são as tuas principais caracteristicas como jogador?

O que gostarias de melhorar na tua maneira de jogar?

Ambições no futsal?

Caso podesses e quisesses,que jogadores juntarias a equipa do sc?

26/2/08 22:42  
Anonymous Anónimo said...

O que achas da formação das camadas jovens no sc?

O que estas a achar da experiencia de fazeres parte da formação das camadas jovens?

O que achas dos jogadores juniores,visto que para o ano é possivel que alguns subam a seniores? Achas que poderão trazer beneficios a equipa senior?

26/2/08 22:59  
Anonymous Anónimo said...

Pq é que quase sempre que a tua namorada vem ver os jogos tu és expluso???

26/2/08 23:05  
Anonymous Anónimo said...

Poderias ser um jogador capaz de desequilibrar em 4 ou 5 jogadas por jogo e o entanto escondeste no jogo, muitas vezes atrás da linha da bola, sem fixar a baliza, a opção é sempre voltar para trás, porquê? Não te apetece ser melhor jogador? Para quando aumentar a intensidade?

26/2/08 23:53  
Anonymous Anónimo said...

o que te levou a mudar do fut11 para o futsal?
e porquê o sta clara?
melhores jogadores com que ja jogaste?!?! mesmo sabendo que so jogaste no sta clara...
a essência do jogo para ti é a finta ou o golo?

27/2/08 00:00  
Anonymous Anónimo said...

Como é namorar com a Avril Lavigne? Sentes a pressão?

A "cueca à Dinis" sai tão bem porquê? Ensinas-me o truque?

A mudança de direcção "à Dinis" sai tão bem porquê? Ensinas-me o truque?

És parvo. Fazes um jogo à primeira divisão contra o Oliveira do Hospital e depois nunca mais o repetes, achas bem? É como tirar chocolates a uma criança! Não se faz! Que achas sobre isso?

És o maior. É só isso. Abraços!

29/2/08 00:30  
Anonymous Anónimo said...

"Um treinador deve elogiar em público, repreender em privado. Deve repreender o desempenho da tarefa e não o individuo. Não deve repreender de forma agressiva, hostil ou irónica" Acho que partilhamos os dois esta opinião. O que é que tens a dizer sobre isto?:) Para além de bom jogador, és um bom colega de equipa.

29/2/08 13:10  
Anonymous Anónimo said...

é,tá bem ó Luis..tu é que andas num curso de treinadores e o Baptista é que te ensina cenas :) ..já fala bem tudo, fixe!! eheh

29/2/08 13:50  
Anonymous Anónimo said...

1 Porque é que estavas a piscar o olho na foto?
2 És treinador das camadas jovens e jogador nos seniores, achas que as duas funções ficam a ganhar?
3 Tenho a nítida sensação que és dos jogadores com maior margem de progressão. Que pensas disso?
4 Que queres ser quando fores grande?
5 Alguma vez te chateaste com alguma coisa? Se sim, com quê?
6 Carro?
7 Com 60 anos gostarias de continuar ligado ao futsal?
8 O Santa Clara?? O que é?
9 A equipa??
10 Se fosses o Treinador dos seniores, o que mudava e o que mantinhas?
11 Pergunta aberta, estilo exame de filosofia do liceu!!

1/3/08 13:01  
Anonymous Anónimo said...

gel um produto essencial para ti ou um truque de sedução?

quem consideras o melhor jogador ou aquele que se esforça mais dentro de campo?

daqueles que já passaram por ti e já não estão presentes na equipa de quem sentes mais falta?

tens medo de arriscar quando estás perto da baliza?o que é preciso para ganhares mais confiança em ti próprio?

qual a cor da cueca que te dá mais sorte?

gostas das mãos do carlitos a passar no teu pêlo?

naqueles momentos quentes que o jogo transmite o que fazes aos nervos que tens dentro de ti?como consegues transmitir calma? pensas na comida que vais comer a seguir ou na presença das pessoas que vão para te apoiar?

o que te irrita nos jogos?

santa clara uma familia para ti?

o que pensas sobre os teus colegas de campo?o que cada um precisa de melhorar?

treinador de miudos um futuro?

futebol até não puderes mais?

Seja lá o que pensas no momento em que estás com a bola nos pés... chuta só e arrisca muito mais.
muita sorte para a equipa, vocês conseguem e neste momento já são uma GRANDE EQUIPA.

Responder à HOMEM às questões.

2/3/08 23:38  

Enviar um comentário

<< Home