domingo, janeiro 27

"Há que distinguir entre perseverança, teimosia e burrice"

Actualizações:

Há uma semana atrás ganhámos ao União Alhadense, no Carvalhal, por 3-1. Golos: João Teixeira, Samuel e Luís Santos.

Hoje empatámos 1-1 com o Ribeira de Frades, com um golo do Samuel.

Entrevista do Doutor Doutor:

[TP]: Olá Trincão! Encontramo-nos de novo, desta feita fora do campo, e nunca pensei dizer isto, mas... Aqui podes falar pelos cotovelos :)
[DrDr]: Olá Tiago. Para poupar tempo a quem acha que falo demais mas que ainda assim quer saber quais foram as minhas respostas, aqui fica uma versão das primeiras respostas para as primeiras perguntas para eles:
1- Estava cansado.
2- Sou amigo de muitos elementos do plantel.
3- Sorte porque trabalhamos muito bem.
4- Não tem defeitos. Só virtudes e temos uma grande equipa.
Apesar das respostas curtas, já devem estar fartos e não vale a pena continuar.

[TP]: Qual a razão do abandono no fim da época e respectivo ingresso na Ribeira?
[DrDr]: Vários motivos:
Os dois anos anteriores em Santa Clara foram desgastantes.
Gosto muito de praticar desporto, e acho que ainda tenho idade para isso. No Santa Clara não tinha a hipótese de continuar a jogar.
Casei e acabei a especialidade. As prioridades mudam.
Quando as coisas não funcionam como achamos que é melhor, e não é uma questão fundamental na nossa vida, a opção mais lógica para mim é não gastar mais energia e afastar-me.
Na Ribeira podia continuar a praticar desporto, sem a responsabilidade de dar treinos e com um grupo de pessoas que me tratou impecavelmente.

[TP]: O que te fez regressar em Dezembro?
[DrDr]: Em primeiro lugar a amizade pelas pessoas. Para além disso, ficou algo por fazer no ano passado e não gosto de deixar coisas por fazer. Sempre estive habituado a ter êxito e ficou-me atravessado. Para além disso acho que posso ser útil…. Mas, nada se consegue sozinho e grande parte do desgaste dos últimos 2 anos passou por não querermos todos da mesma forma. Espero sinceramente que este ano haja uma entrega diferente. Há que distinguir entre perseverança, teimosia e burrice.

[TP]: O que falhou na época passada para não se conseguir a subida de divisão?
[DrDr]: Duas coisas:
Sorte e trabalho
Sorte porque, por exemplo, bastava que o livre de 10 metros no último jogo não tivesse entrado, ou que o livre de 10 metros contra o Bruscos tivesse entrado.
Trabalho porque, por exemplo, se tivéssemos treinado mais livres de 10 metros podia ter sido diferente.
Os livres de 10 metros são um exemplo menor e a sorte procura-se, conquista-se e no que tem de aleatório, … nada a fazer.
“Sorte é estar preparado quando a oportunidade aparece” foi a melhor definição que já vi.

[TP]: Quais os principais defeitos e virtudes do plantel do Santa Clara?
[DrDr]: Tem um plantel de qualidade em termos de “jeito para a bola”. Defeitos: não tem instinto matador e intensidade competitiva.

[TP]: O que poderia melhorar nos treinos (treinadores e jogadores)?
[DrDr]: Aos treinadores cabe definir um modelo de jogo, preparar os treinos para que os jogadores se enquadrem nele, tentar dar armas aos seus jogadores, quer individualmente quer colectivamente. Normalmente é isso que tento fazer quando ajudo a dar os treinos. Creio que poderia melhorar na intensidade que é empregue nos treinos e na exigência. Muitas das vezes os jogadores não fazem o que pedimos e não se entregam da melhor forma… e nós deixamos. Não estão concentrados. Querem exemplos? Só na última semana: 2ª Contra – ataques consecutivos sem finalização eficaz, após estipular um castigo, as bolas começaram a ir à baliza e imagine-se, até chegavam a entrar. 5ª Joguem em 3:1 móvel a fazer 2:1 na ala. Em 10 minutos tentaram uma vez. Pedimos para jogar directo para um pivot fixo. Não conseguem. E quando saem ainda fazem comentários que dá vontade de dizer para se amanharem sozinhos já que são tão bons. Nas duas últimas semanas, fizemos contra – ataque e jogo 5:5 em todos os treinos. Será que não podíamos fazer contra-ataque no 5:5? È um problema de inteligência? Não me parece. Concentração. Os guarda-redes treinam paredes em todos os treinos. Por vezes no jogo que fazemos, defendem de pé! Alongar é uma maçada e muitos, parece que estão a fazer um favor.
Se não o fazem nos treinos, não é nos jogos que vão fazer. O que quer que seja. Não existe o hábito de fazer o que o treinador pede. A culpa é repartida entre os treinadores e os jogadores e voltamos a cair na pergunta, porque não subimos na época passada. Assim não vale a pena treinar 3 vezes por semana porque não consegue haver evolução. Só forma física e para isso bastam 2 treinos.

[TP]: O que te irrita mais no Santa Clara?
[DrDr]: A falta de ambição.

[TP]: O que achas que se passa nas segundas partes dos jogos?
[DrDr]: Não tenho ido ver os jogos. Mas creio que as respostas às perguntas 4 e 5 podem responder ao que está por trás desta pergunta. Se a pergunta visa saber porque é que não vou ver os jogos, a principal razão é a falta de tempo, outra, embora menor, é o facto de vocês não me mostrarem nos treinos que vale a pena alterar a minha vida, abdicar de coisas e fazer um esforço extra e ir ver. Quando estou disponível, vou.

[TP]: Jogador de futsal preferido?
[DrDr]: Português – Gonçalo Alves

[TP]: Qual foi a maior alegria desportiva que já tiveste?
[DrDr]: Felizmente não consigo falar de uma. Foram várias e como jogador de basket. Em termos colectivos, as 53 vitorias consecutivas quando jogava no Olivais. Em termos individuais, as vezes que marquei mais de 50 pontos num só jogo, e pequenos duelos individuais que fui tendo. Gostava de começar a juntar alegrias no futsal. Até ver a subida de divisão no União de Coimbra foi a maior alegria.

[TP]: Melhor 5 com quem jogaste/treinaste (de futsal)?
[DrDr]: Bruno Serra, Tiago Teixeira; Veríssimo; e mais dois que jogam no Santa Clara.

[TP]: Ao longo da tua vida no futsal já jogaste e treinaste bastantes jogadores. Eu gostava de saber que jogadores escolherias para ser campeão de futsal nos EUA, cinco base e 5 suplentes – (contigo a treinador, claro! E meninos lá daquela equipa manhosa do norte que tu viste treinar não valem)
[DrDr]: Para ser campeão não bastam os jogadores e para essa tarefa, em primeiro lugar teria que me preparar como treinador. Tirar os cursos, pelo menos até ao terceiro nível e ter experiência em escalões de formação durante uns anitos.

[TP]: Jogadores com quem mais gostaste de trabalhar? Tanto como companheiros de balneário ou como treinador?
[DrDr]: Jogadores com vontade de aprender. Infelizmente, não há assim tantos. Um exemplo que se enquadra nesta definição é o Luís Santos. Outro, é o Carlitos. Pelo menos fazem-no de uma forma mais constante que os outros. E creio que têm melhorado.

[TP]: Eras o padrinho do Moura quando o Moura jogava no Santa Clara? (Se não eras dele, de quem eras?)
[DrDr]: Sou padrinho de todos os jogadores com quem trabalho. Mas não esperem amêndoas na Páscoa. É claro que há pessoas com quem temos maior afinidade. No caso do Moura, acho que é o tempo que passamos no Bloco Operatório.

[TP]: Qual a tua maior qualidade e defeito (treinador, jogador e pessoa)?
[DrDr]: Não me considero treinador. Falta-me muita preparação em termos teóricos e a experiência que é necessária para ser um bom treinador. Não sou jogador, mas o pior é a forma física. O resto é só mau. Como pessoa, podia ser menos agressivo.

[TP]: Para ti nunca nada está bem?
[DrDr]: Está sempre tudo bem… e pode, e vai melhorar ainda mais.

[TP]: Tenho outra pergunta, tu foste um grande jogador de basket, e em certos aspectos basket e futsal são parecidos. O que faltou para te afirmares como um excelente jogador de futsal?
[DrDr]: Eu não fui um grande jogador de basket. Era razoável. Comecei a jogar futsal aos 27 e só nas duas primeiras épocas é que treinei sem as preocupações de estar a dar o treino ou estar a ajudar a dar. Para além disso é na infância que uma pessoa cria rotinas para praticar um desporto, e eu nunca as tive relativamente ao futsal. O basket para mim é natural, é instintivo, ainda agora quando vou jogar sinto isso. O futsal, não.

[TP]: Gostas mais de ser jogador ou treinador? O que achas que fazes melhor?
[DrDr]: Nunca fui realmente um jogador. Creio que com a preparação adequada posso vir a ser um treinador razoável.

[TP]: Achas o Melo bom treinador?
[DrDr]: Já é razoável.

[TP]: Para quando uma carreira a "solo" no banco?
[DrDr]: Depois de ser treinador, se a vida o possibilitar e se houver vontade. Neste momento, não existe nenhuma das 3.

11 Cestos:

Anonymous Anónimo said...

Fraquinha..esperava mais!!

28/1/08 20:04  
Anonymous Anónimo said...

entao ao zezito a ribeira e o uniao alhadense sao assim tao especiais k nem comentario fazes aos jogos um ate ganhaste por isso nao percebo, agora o jogo do empate ate compreendia nao kereres dizer nada.... porque nao fizeste cronica aos dois jogos..tem calma pois ainda falta muita campeonato nao precisas desanimar... e com essa equipa se nao subirem este ano... fechem as portas....

29/1/08 14:28  
Anonymous Anónimo said...

entao ao zezito a ribeira e o uniao alhadense sao assim tao especiais k nem comentario fazes aos jogos um ate ganhaste por isso nao percebo, agora o jogo do empate ate compreendia nao kereres dizer nada.... porque nao fizeste cronica aos dois jogos..tem calma pois ainda falta muita campeonato nao precisas desanimar... e com essa equipa se nao subirem este ano... fechem as portas....

29/1/08 14:28  
Anonymous Anónimo said...

Porra, ainda bem que o jogo do União Alhadense não teve crónica também! Se tivesse sido feita, já estavam todos em cima dele a acusá-lo de só fazer nas vitórias...

29/1/08 16:15  
Anonymous Anónimo said...

Ah, mas espera... Ele também fez nas derrotas!

Pois foi...

29/1/08 16:18  
Anonymous Anónimo said...

zezito faz la uma cronicazita, pois ja ouvi varias pessoas e nao sao unanimes no jogo e eu axo k és uma pessoa sensata e contas sempre como tudo se passou, por acaso gostava de saber como foi o jogo, ja que tiveram a ganhar e depois a ribeira empatou foi ajudada pelos os arbitros? gostava de saber pois infelizmente nao pude tar presente por problemas profissionais...
um abraço e boa sorte pro resto do campeonato e acreditem k é este ano....

30/1/08 10:51  
Anonymous Anónimo said...

...que quase subiram

2/2/08 15:42  
Anonymous Anónimo said...

... va lá não vás embora!!

3/2/08 16:48  
Anonymous Anónimo said...

"... sobre a rocha edificarei a minha igreja!"

3/2/08 16:50  
Anonymous Anónimo said...

Voltasti!! ...e nem sequer te foste embora!!!
PS: ...um pontapé nessa boca!!!

5/2/08 12:38  
Anonymous Anónimo said...

na nossa equipa há união somos como uma familia se saísses perderiamos um membro da família...
vamos lá vamos ser campeões e calar muitas boquinhas que andam a correr aí por blogs...
a qualidade e o saber jogar futsal mostra se dentro do campo não nos blogs...
vamos conseguir os objectivos traçados e no final fazer a festa...

abraço e ganha juizo;)

5/2/08 14:36  

Enviar um comentário

<< Home