sábado, abril 28

Parabéns Luís!

AHAH! Pensavam que eu me tinha esquecido?! Não sejam malucos... Os parabéns ao Luís aqui pela internet só vieram atrasados porque andei a tirar um curso intensivo de um desses programas de fotografia! :)

Parabéns Caipirão! Que nenhum dos grandes te venha cá roubar, olha que esses sintéticos nem se dão ao trabalho de vos arranjar as camisolinhas, as tee-shirtes e todas as vossas coisinhas como eu!

Resumos desportivos

Peço desculpa aos nossos leitores pela minha ausência neste período, mas como a queima das fitas está à porta, andei já a tratar das papeladas do hip-hop, do ping-pong, do karaté, e aproveitei para arranjar já os cestos do futsal para as próximas 3 semanas!

Gostaria de ter tido tempo para vos ter contado ao pormenor estes 2 jogos que passaram, mas visto que já lá vai uma eternidade, e a minha memória já não é o que era, vou tentar transmitir aquilo que me ficou gravado:

Sábado empatámos com o Bruscos 2-2, um resultado que soube a pouco tendo em conta o desenrolar do marcador (2-0 -> 2-1 -> 2-2). Na luta pelo melhor marcador, o autor de todos os golos da nossa equipa nos últimos 4 jogos somou 2 à sua conta pessoal. Para comemorar, decidiu pagar uma caipirinha ao pessoal no barmania! Eu e o Renato Almeida queríamos lá ter ido, mas quando passei pelo fórum para o apanhar, estava ele deitado no passeio podre de bêbado. Ainda balbuciou qualquer coisa sobre o telemóvel e 5 euros, mas a ele já não lhe empresto nada!
Também havia alguém que fazia anos nesse dia, mas tal como já referi, a minha memória já não é o que era...

Na quarta-feira foi o feriado de 25 de Abril, 115º dia do ano no calendário gregoriano (116º em anos bissextos), faltando 250 dias para o ano de 2007 terminar. Dia da revolução dos cravos, foi também o dia em que finalmente me caiu o cravo que me andava a chatear no dedo mindinho do pé direito. Já estava para ir ao médico a que o Son-Go-Moura foi, para lancetar isto, mas parece que o homem não tem mto jeito na parte dos pontos. Foi uma história engraçada, porque estava com a Maria Clotilde quando aquilo caiu, mas isso é história para outra altura.

Hoje temos o jogo com o Conchada, e estou ansiosíssimo para que os miúdos mostrem que, ao contrário do médico do Moura, são mestres na arte dos pontos! Boa sorte rapaziada!

terça-feira, abril 24

"Sempre fui o centro das atenções"

Por dificuldades técnicas dois acontecimentos se sucederam: Este blog passou um período de inactividade, e o Carvalho desistiu de fintar. De volta ao activo, trazemos uma surpresa: sensibilizado pela homenagem que lhe foi feita, o Carlitos acabou por ceder e responder à selecção de perguntas do nosso jornalista Tiago Pessoa...


[TP]: Condiscípulo Carlitos, agradeço-te o facto de teres voltado atrás na tua decisão, permitindo assim aos nossos leitores conhecer um pouco mais de ti! Passando às minhas perguntinhas: Qual consideras ser a tua maior qualidade enquanto guarda-redes? e defeito?
[Carlitos]R: O prazer é todo meu, companheiro Rafeiro. Respondendo à tua pergunta, a minha maior qualidade é a defesa à Higuita, e o defeito é jogar de graça!

[TP]: Se tivesses jeito, terias ido para jogador de campo? A baliza foi um recurso?
[Carlitos]R:Não, sempre gostei de ser guarda-redes, nunca pensei em mais do que isso.

[TP]: Quantos anos tens de Santa Clara? O que mudou durante esse período?
[Carlitos]R: Tenho 8 anos ao serviço deste clube, e acho que nada mudou nesse período!

[TP]: Nunca pensaste numa transferência para outro clube?
[Carlitos]R: Não, estou bem onde estou, e se assim não fosse, não estaria aqui há 8 anos...

[TP]: Hobbies para além do futsal?
[Carlitos]R:Pinar... Quando me deixam...

[TP]: Relativamente às cenas que fazes no Fórum: São para te darmos atenção? (Nós gostamos de ti, não precisas disso...)
[Carlitos]R: Sou assim por natureza. Sempre fui o centro das atenções!

[TP]: Gostavas de ter treinador de guarda-redes? E um guarda-redes para te fazer frente?
[Carlitos]R: Gostava de ter ambas as coisas.

[TP]: Tens como mentor o Zé Pereira?
[Carlitos]R: Claro que não! Aprendi sozinho! Fantástico, não é?

[TP]: 5 "ideal" de jogadores com quem já tenhas jogado...
[Carlitos]R: Tiago Teixeira (joga onde quiser), Ardidas (Fixo), Xico Leal (Ala), Luís Santos - na forma presente - (Pivot) e eu na baliza. Podem colocar o J.P. a guarda-redes suplente!

[TP]: Quem gostarias de ter como companheiro de baliza dentro do Santa Clara?
[Carlitos]R: Ou o João Benedito para lhe ensinar qualquer coisa, ou o Luís Amado porque tem umas boas nádegas.

Obrigado uma vez mais pela tua disponibilidade Carlitos! Esta semana levo-te o cesto :)


sexta-feira, abril 20

Entrevista cancelada...

Por muita pena minha, não nos é possível apresentar a entrevista ao atleta Carlos Portelas, número 99 do nosso plantel. Devido a dificuldades de comunicação com o Carlitos, a informação sobre a sua disponibilidade para o efeito vinha corrompida. De qualquer forma, e em formato de agradecimento por tudo o que tem feito por nós, prestamos-lhe uma sentida homenagem...





Peço a vós, caros visitantes, que me desculpem pelo sucedido, e que encham o meu cesto com umas perguntas para o novo entrevistado, o bota de ouro da nossa equipa: Luís Santos!

domingo, abril 15

Uma vitória suada

Comecei este sábado a tratar dos preparativos para o jantar do Pedrinho, o meu Pedrinho. Porquê?... Porque é o Pedrinho! Pratos, copos, guardanapos e talheres preparados, tudo pronto para, quando chegássemos do jogo, saltarmos logo para os morfes!

Cestos no carro, ainda tivemos uns minutos livres para assistir à campanha do Fausto Lopes para as próximas eleições do nosso clube! Carrinha no meio da rampa, pedregulho atrás da roda e um saltinho para a caixa aberta, e estava criado o ambiente perfeito para a propaganda dos seus ideais e resoluções para os próximos anos...


Dos 178 apoiantes que se reuniram para ouvir o discurso, destaque para os 4 primeiros que não eram pombas.

Como um homem moderno e actualizado, o Fausto disponibilizou a sua biografia algures neste site. Eu não sei bem onde se encontra, só lá costumo ir para ver as previsões do tempo para a pescaria. Se encontrarem, avisem-me.

Seguiu-se a viagem até ao pavilhão desportivo da Encosta do Sol em Soure, onde os iniciados acabavam de defrontar a equipa do Norte e Soure, vencendo por 3 bolas a 2. Após o aquecimento o nosso jogo começava, assim como o stress de fazer o primeiro golo - stress esse que trouxemos de volta para o balneário ao intervalo.

Num jogo em que a nossa equipa teve grandes dificuldades em perfurar a defesa do Brunhós, apenas na segunda parte surgiu o tão desejado golo, possibilitando os 3 pontos que trouxemos nos cestos na viagem de volta.

Chegando ao nosso pavilhão, jantámos e comemos o bolo que ninguém gostava ao início, mas depois já era muito bom. Uma vez que a Académica estava a perder, ligámos antes a peleiseteixon e fizemos um mini-torneio de pares no PES6. A classificação final das duplas foi a seguinte:
  1. João Moura/Miguel Melo - Fazendo lembrar a dupla João Brenha/Miguel Maia, o jogo de equipa destes elementos superiorizou-se ao jogo de todas as restantes equipas. Esperado como o maior tamanco de todos os participantes, Miguel Melo surpreendeu e fez o gosto ao dedo por 2 vezes na final.
  2. André Cruz/Tiago Pessoa - A dupla mais conhecida por Buzio/Rafeiro desiludiu os seus adeptos, injustificando o título de favoritos. No entanto, a medalha de prata ainda deve permitir abrir pelo menos uma asa...
  3. Pedro Carvalho/André Carvalho - A dupla de Carvalhos não foi além de um terceiro lugar, transmitindo uma má imagem no primeiro jogo que veio depois a melhorar numa boa exibição no jogo seguinte.
  4. Patrick/Joãozito - Esta jovem dupla tem pela frente um grande futuro, mas com a juventude encontra-se aliada a inexperiência - nada que o tempo, trabalho e dedicação não possam curar.
Para terminar, o passatempo da semana: Qual destes cavalos agrediu a mão do Ardidas?


Grande abraço pessoal, e levem o cesto do Ardidas... :)

domingo, abril 8

Boa Páscoa!


O nosso blog deseja uma boa páscoa a todos vós, e que coloquem muitas perguntinhas no cesto do próximo entrevistado: o Carlitos!

terça-feira, abril 3

"No Santa Clara nunca irei ter o lugar em risco"


[TP]
: Comparsa Ardidas, o meu profundo agradecimento pela disponibilidade em atender à vontade dos nossos visitantes de te ver a responder a umas perguntinhas... Esta foi a minha selecção: Que características deve um jogador ter para usar a braçadeira? Quem achas que recolhe maior número delas no nosso plantel?
[Ardidas]R: Boas, sócio Pessoa. Como resposta a essa pergunta, indico: Atitude, espírito vencedor, amigo, disciplina são algumas das características, mas podia estar aqui a enumerar muitas mais mas acho que acima de tudo deve ser um exemplo para todos os outros. Acho que a braçadeira está bem entregue ao André e a mim como Sub, pois já temos muitos anos de casa e sentimos o clube de uma forma diferente.

[TP]: O que achas da equipa actual e onde pode chegar?
[Ardidas]R: Acho que a equipa está mais madura, soube aprender um bocado com os erros do passado, o grupo uniu-se mais e acho que isso se sente dentro de campo. Penso que dentro de poucos anos, podemos chegar a uma 3ª divisão, pois temos potencial e na minha opinião penso que até nos sentimos mais à vontade a jogar com equipas de escalões superiores.

[TP]: Como é que te se sentiste ao ganhar (categoricamente) ao "Melhor do mundo " no 1º Torneio NaoFajisso?
[Ardidas]R: Ahahah, não achei muito importante pois quem catalogou aquele artista como melhor do mundo ainda não me tinha visto em acção, por isso penso que surpreendi e joguei com inteligência…mas melhor do que vencer foi ver a cara com que as pessoas ficaram….

[TP]: Tem mudado alguma coisa no SC?
[Ardidas]R: Têm mudado algumas coisas mas acho que ainda a um ritmo muito lento, pois como o único clube representativo da 3ª freguesia com mais população de Coimbra, acho que já merecia estar melhor, mas por um lado compreendo também pois hoje em dia está cada vez mais difícil arranjar pessoas que se interessem pelo associativismo amador. Vamos esperar para ver as mudanças que foram prometidas na última assembleia-geral.

[TP]: Qual a tua opinião sobre a evolução do posto médico do clube?
[Ardidas]R: Acho que já era tempo de possuirmos um posto médico com o nível do actual, está agora dotado de boas instalações depois da remodelação que sofreu. É sempre bom saber que se tivermos uma pequena lesão temos ali “mesmo à mão” um sítio onde podemos recuperar mais rápido sem recorrer ao “seguro da associação de futebol de Coimbra” , que é sempre demorado e por vezes sem termos o devido acompanhamento.

[TP]: Sempre que alguém se encontra no posto medico do SC, que não sejas tu, sentes o teu lugar no clube em risco?
[Ardidas]R:No Santa Clara nunca irei ter o lugar em risco…

[TP]: Quantos anos de Santa Clara?
[Ardidas]R: Já são alguns… Comecei a jogar nos juvenis com idade de infantil tinha para aí 11anos, mas depois tive umas saídas para jogar futebol de 11, por isso fazendo contas assim por alto são cerca de 11 anos de casa.

[TP]: Qual o jogador que gostarias de "deitar abaixo" neste momento? Porquê?
[Ardidas]R:Gostaria de neste momento de “deitar abaixo” o Fael, era sinal que ele já podia treinar sem limitações, que era de certo um grande reforço para equipa que neste momento está muito debilitada devido a lesões, e até para me rir daquelas reacções que ele tem quando sofre um toque.

[TP]: Achas que o ser despromovido a vice-capitão tem algum culpado?
[Ardidas]R: É uma longa história e não queria falar muito sobre isso e como já disse anteriormente a braçadeira está bem entregue. Mas sendo sincero, ao início de época senti-me um bocado injustiçado, pois penso que o capitão deve ser sempre escolhido pelo grupo de trabalho e isso não aconteceu este ano, talvez devido a uma má informação dada ao Mr. Melo.

[TP]: Com qual deste jogadores te identificas mais? Avalos, Paulo turra, Litos ou Fernando Aguiar?
[Ardidas]R: Pedindo desculpa por fugir á pergunta com nenhum destes, pois acho que me identifico mais com o Jorge Costa “ Bicho” antigo jogador do porto agora treinador do Braga. A maneira de estar em campo dele era fabulosa pois disputava cada lance como se fosse o último e era um líder dentro de campo.

[TP]: Continuas a achar o Zé Pereira um grande guarda-redes? E treinador?
[Ardidas]R:O tempo do Zé já passou há muito tempo. Foi um bom guarda-redes na altura e maluco como houve poucos no CFSC, ele colocava a cabeça onde os outros iam com os pés. Como treinador tem provas dadas, foi o único que já ganhou em camadas jovens tudo o que havia para ganhar a nível distrital e tem muita capacidade para trabalhar com miúdos apesar de, na minha opinião, os métodos por vezes não serem os melhores. Mas é uma pessoa que todos no Santa Clara têm que admirar por tudo o que fez e lutou, e continua a fazer. Lembro-me que ele fez um pouco de tudo desde treinador ao sábado, roupeiro ao domingo passando por massagista e empregado da limpeza durante a semana... Enfim, é outra das pessoas que sente o clube de uma forma especial, e se o Santa Clara se mantém hoje ainda vivo, ele foi umas das pessoas que mais fez por isso.

Queria deixar apenas um aparte para agradecer em 1º lugar ao jornalista Rafeiro por esta oportunidade (o Ricardo Santos começa a ficar com o lugar em risco….), e em 2º lugar apelar ao grupo para dar tudo o que temos nesta recta final de campeonato para no fim fazer a festa e ficarmos ligados a história do clube com uma subida de divisão e presença na Final Four pela 1ª vez. VAMOS PESSOAL LUTAR COM TUDO ATÉ AO FIM!!!

P.s- Alguém vai ter de me levar o cesto para compensar o tempo dispendido a responder a tudo isto… Senão vou virar alguém.

segunda-feira, abril 2

Meio passo para a fase final

Este sábado encontrei um velho amigo do Santa Clara, o Ermínio Trombudo, não sei se se recordam, foi o árbitro que apitou o nosso jogo em Espariz. Por falar em Espariz, eles desistiram do campeonato? É que desde o jogo contra nós que não voltaram a informar os sócios dos seus resultados (aqui). Mas também não foi por isso que comecei a falar convosco, mas sim para partilhar o meu serão de sábado com o velho companheirão Trombudo...

Tudo começou com o nosso joguito, emocionante e muito bem apitado! Numa vitória da equipa da casa por 3 bolas a 1, apenas tenho a corrigir o erro do observador, que conseguiu desvendar 1 má decisão dos senhores que beiéram apitar o encontro... (Não ligues Ermínio, eles têm sempre que corrigir qualquer coisa...).

No final do jogo, já saudoso de passar um tempo de qualidade com o amigo Ermínio, peguei em 10 euros e fui oferecer 3 passas à equipa da arbitragem e ao observador, uma por cada golo que marcámos. Apesar das minhas boas intenções, eles agradeceram mas recusaram por ainda terem umas sobras do estágio para o jogo. Acabei por ter que os dar ao Martinho para superar as dores dos choques eléctricos, já que até o Correia rejeitou pois doía-lhe um pouco a cabeça.
Fiquei por lá para pôr a conversa em dia, enquanto eles tratavam do assunto, mas evitei tocar no que quer que fosse, pois essas coisas não me deixam varejar as azeitonas decentemente.

Para meu azar, no entanto, o ar condicionado do pavilhão estava avariado, e em pouco tempo dei comigo no mundo do Ermínio... Penso que me levou a visitar a terra dele, que se não me engano, fica ali para os lados de Miranda ou qualquer coisa do género, mas como não reconheci o local, tirei uma foto durante a viagem, para o caso de alguma equipa lá ir jogar num futuro próximo.


Destaque para os 3 golos do Luís, o regresso do penteado do Patrick, a vitória do Liverpool sobre o Arsenal por 4-1 e o monopólio do Carlitos. Grande abraço pessoal, e nada de faltar aos treinos esta semana só por não haver jogo! A entrevista do Ardidas deve chegar ainda esta semana, mas tudo depende do horário sobrecarregado do nosso entrevistador.